quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ao acordar, você escova os dentes antes ou após o café da manhã?

Olá amigos...

Personagens do filme Rio, dando bons exemplos!
Há alguns dias, promovemos em minha página do Facebook (www.facebook.com/comarcelotorres), uma enquete para saber sobre os hábitos de higiene das pessoas, mais especificamente pela manhã, pois tenho encontrado uma variedade de “metodologias” adotadas por pacientes e amigos, sendo que muitas delas, baseadas em crenças populares, hábitos “herdados”, alterações de paladar do alimento e outros fatores não muito científicos.

Nesta enquete, sugerimos três alternativas diferentes, sendo que uma delas sugeria escovar antes do café da manhã, outra sugerindo escovar após a refeição matinal (ambas empataram em respostas) e a terceira perguntando quem gostaria de saber qual é a melhor delas...
Pois então aqui vai a resposta: AMBAS!!! Sim , isso mesmo! O correto é escovar antes E depois do café da manhã.

Os motivos são bem simples:

Todos temos bactérias na boca, em todos os horários do dia e independente do grau de higiene. O importante é que o nível desta flora bacteriana esteja em equilíbrio. Quando escovamos os dentes, removemos não só os alimentos remanescentes e que servem de alimento também para as bactérias, mas também uma quantidade considerável de placa bacteriana que ficam aderidas à superfície dental.

Pois bem... Partindo deste princípio, ao acordarmos, temos em nossa boca bactérias que passaram a noite em proliferação (mesmo escovando antes de dormir), aproveitando-se de uma situação única: Ao dormir, nosso fluxo de saliva diminui drasticamente e torna a dinâmica de organização das colônias de bactérias muito mais tranqüila e fácil, pois não as removemos das superfícies dentais com a língua ou com o próprio fluxo de saliva ou líquidos ingeridos enquanto dormimos.

Estas bactérias são as principais responsáveis pelo mau-hálito matinal e estão presentes em nossa boca ao acordarmos. Quando tomamos café da manhã antes de fazer a higiene, estamos engolindo junto com os alimentos, uma quantidade considerável destas bactérias que vão parar em lugares onde não deveriam, como estômago e intestinos, podendo causar desde simples complicações digestivas, até infecções mais sérias (dependo do grau de saúde bucal). Por isso, recomenda-se a escovação prévia à ingestão do café da manhã!

Quanto à higienização pós-café da manhã, os motivos são óbvios... Os alimentos precisam ser removidos imediatamente, pois em algumas horas terão sido digeridos pelas bactérias que se organizarão mais rápido para formar a placa bacteriana (atualmente chamada de biofilme bacteriano). A placa precisa de poucas horas para se formar, mas constitui uma “comunidade” muito bem organizada e principalmente ativa. A não remoção deste biofilme leva à uma organização maior ainda por parte das colônias, causando uma inflamação na gengiva (gengivite) e após algum tempo (variando de acordo com o indivíduo) começa à absorver cálcio da saliva e dos alimentos e formar o Tártaro.

O tártaro é uma das principais causas de perda dentária e causa um problema muito sério chamado “Periodontite”, mas este já é um assunto para o próximo post.

Espero que as dúvidas tenham sido sanadas. Eu e minha equipe estamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Um abraço

Dr Marcelo Torres
marcelo@comarcelotorres.com

Obs: Se copiar, favor divulgar a fonte

Um comentário:

  1. Muito interessante. Sempre escovei ao me levantar pois fui ensinada assim mas meu marido dizia não ter necessidade pois eu vou me alimentar logo em seguida.
    Então, ultimamente eu adquiri esse hábito de escovar quando acordo e depois do desjejum.
    Vou passar esse conhecimento para ele agora.
    Obrigada.

    ResponderExcluir